Documento de extrema importância na organização e que vem a legitimar a existência desta Religião, a UMBANDA é legitimamente brasileira e foi instituído pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, este documento vem trazer uma visão ampla aos seus seguidores, e também,  esclarecer a sociedade, a qual desconhece este magnífico  trabalho, sua essência filosófica, nosso trato e pensamento humanista e assistencialista.

A Carta objetiva o reconhecimento, respeito, aceitação e legitimação desta religião perante os Umbandistas das linhas espalhadas pelo mundo, bem como, de adeptos de outras religiões. Para tanto, expõe uma linha firme de pensamento Religioso, demonstra as bases históricas em que a Umbanda foi criada e desenvolvida no Brasil, seu hino, usos, costumes, sem retirar a liberdade de culto de cada terreiro e dos seus sacerdotes.Este documento vem trazer esclarecimentos as pessoas que até então não conhecem esta  Religião, vem mostrara nossa Cultura, vem mostrar que nós somos a beleza , nós somos a natureza e devemos preservá-la, sempre .

Devemos continuar chamando os nossos irmãos para este momento histórico e único em nosso meio.

Devemos continuar lutando para que este documento seja cada vez mais forte, devemos continuar a nossa luta contra a discriminação e o preconceito.

Vamos ser fortes, os verdadeiros vencedores são sempre os que persistem em suas idéias e pensamentos.

Grande abraço a todos.