No último final de semana, a Tenda da Sumaya Casa de Ogum e Iansã realizou mais uma edição da sua tradicional Festa Cigana, um dos momentos mais aguardados do calendário religioso da casa. A celebração, marcada por muita fé, alegria e emoção, foi dedicada à Cigana Sumaya, entidade de frente do terreiro, que recebeu homenagens repletas de gratidão e reverência. E também em devoção a Santa Sara, padroeira do Povo Cigano.
O evento contou com diversas expressões culturais típicas do povo cigano, como dança, músicas tradicionais e comida típica, que encantaram todos os presentes. Durante a noite, também foram realizados sorteios de brindes, promovendo ainda mais integração e alegria entre os participantes.
Um dos pontos altos da festa foi a entrega de certificados de reconhecimento aos dirigentes espirituais presentes, assinados pela FUCA. A homenagem foi uma forma de valorizar e agradecer o trabalho incansável desses líderes em prol da espiritualidade, da caridade e da preservação das tradições afro-brasileiras. A FUCA esteve representada pela coordenadora da FUCA no estado de São Paulo e dirigente da Tenda da Sumaya, a Mãe Regina D’Oyá, e também por alguns de seus associados que participaram com entusiasmo da celebração, fortalecendo os laços entre as casas e reafirmando o compromisso com a união e o respeito mútuo.
A Festa Cigana 2025 da Tenda da Sumaya foi, sem dúvida, um momento especial de partilha, axé e renovação espiritual. A FUCA parabeniza todos os envolvidos pela belíssima organização e agradece a acolhida fraterna que reafirma a força da nossa fé coletiva.
Optchá! Viva o povo cigano! Viva Cigana Sumaya!











