O QUE É A FUCA?

FUCA – FEDERAÇÃO DE UMBANDA,CANDOMBLÉ E ANGOLAé uma entidade civil, com personalidade Jurídica de direito privado sem fins lucrativosfundada em 13 de março de 2013 inscrita no CNPJ-MF sob o numero 04.196.313/0001-18, possui autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e reger-se-á por Estatutos Sociais e pela Constituição Federal da Republica Federativa do Brasil em conformidade com o novo código Civil Brasileiro, Lei 10.406/2002 .

01 – Somos uma Entidade com atuação em qualquer parte do Território Nacional, podendo constituir sedes regionais em municípios do Estado, bem como escritórios de representação em outras unidades da Federação e Exterior.

02 – A FUCA - FEDERAÇÃO DE UMBANDA, CANDOMBLÉ E ANGOLA têm por finalidade: (i) promover a mais estreita harmonia e fraternidade, respeitando as diversidades das formas de cultos e seus princípios gerais.(ii)Congregar e representar os Templos Religiosos Umbandistas, Candomblecistas e Angola, Associações, Cabanas, Tendas e demais denominações, seus médiuns e freqüentadores, admiradores e associados nos termos de seus Estatutos, com os princípios Morais, Filosóficos, Doutrinários.

03 – NOSSOS PRINCIPAIS OBJETIVOS:

Nosso principal objetivo é a legalização e orientação dos Templos Religiosos Umbandistas, Candomblecistas e Angola, Associações, Cabanas, Tendas e demais denominações, médiuns, freqüentadorese simpatizantes, levando conhecimento e orientações para acabar com o preconceito as Religiões Afro e a informação, formação Espiritual e social para todos os seus associados e demais pessoas interessadas.

  • a)Respeitar o livre-arbítrio das criaturas, não realizando qualquer ação que implique em malefício ou prejuízo a alguém.
  • b)Preservar e respeitar a natureza do planeta.
  • c)Sugerir e promover a integração dos povos, sem distinção de cor, raça ou Religião tampouco posição social, coordenar e executar ações, projetos e programas relacionados com o desenvolvimento social, cultural, educacional epreservação do meio ambiente, para o conjunto da população brasileira.
  • d)Resgatar, reunir e preservar a documentação sobre a História da Umbanda do Candomblé e da Angola, dos seus templos, de vida e obra de influentes pessoas ligadas a estes cultos no Estado de Santa Catarina e do Brasil na sede da Federação com uma biblioteca com amplo material de informação.
  • e)Constituir centro de pesquisas, estudos,desenvolvimento e difusão da Umbanda do Candomblé e da Angola.
  • f)Promover e organizar eventos comemorativos, exposições, festivais, amostras, cursos e concursos da Umbanda do Candomblé e da Angola.
  • g)Promover viagens de estudos, pesquisas e intercâmbio com outras entidades congêneres ou não.
  • h)Apoiar e estimular a preservação de valores culturais, sócias, étnicos e religiosos representativos do povo brasileiro por meio de criação, produção e execução de programas e a utilização de quaisquer veículos de divulgação adequados á difusão dessas manifestações.
  • i)Desenvolver atividades de assistência médica, dentária, hospitalar e farmacêutica destinadas ao atendimento dos associados e das comunidades carentes. Através de dotações orçamentárias ou Angola através dos Templos Religiosos Umbandistas, Candomblecistas e Angola, Associações, Cabanas, Tendas e demais denominações.
  • j)Combater o descaso da Imprensa falada (nem todas) que, de forma arrogante, quando se dirigem à Umbanda ao Candomblé e Angola escrevem em letras minúsculas, fazendo pouco caso da nossa Religião, como também não divulgam nossos eventos e idéias. Lembrando à população que a Umbanda o Candomblé e a Angola atendem mais pessoas que o INSS e a Polícia Civiljuntas.
  • k)Enfim, temos um único objetivo de prestar somente o bem, pois o maior bem do mundo é não fazer mal a ninguém.

Jaraguá do Sul, 10 de março de 2013 – Santa Catarina.

Antonio J. Piasson

Presidente 

Anunciantes